segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Desfile 11 de Setembro- - 84 anos de Reemancipação Política de Cabrobó

TEMA GERAL DO DESFILE: Luíz Gonzaga

TEMA DA ESCOLA:  Música: Hora do Adeus ( Luíz Gonzaga)

I-Pelotão: Destaca-se na avenida estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti conduzindo o escudo que simboliza a riqueza natural: o "algodão" que tão bem foi contextualizado na música do Rei do Baião Luíz Gonzaga " o ouro branco que faz o povo feliz, que tanto enriquece o país, produto do nosso sertão".
II-Pelotão: Jovens estudantes que trazem o Banner do Programa Integral, referendando a Implantação da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti no município de Cabrobó no ano de 2008, cinco anos que a Referência faz a diferença em Cabrobó, hoje com 114 estudantes nas universidades.
III-Pelotão: Portas Bandeiras que desfilam com amor, patriotismo e civismo, homenageando o município de Cabrobó pelos 84 anos de Reemancipação Política Administrativa". Brasil, Pernambuco, Cabrobó e Escola.

IV-Pelotão: Estandarte expressando o amor a Cabrobó em seus 84 anos de Reemancipação Política Administrativa " Cabrobó, Orgulho de Ser Pernambucano!" numa tríplice visão no colorido das nuances de Pernambuco/Cabrobó com a Escola  de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti no coração, conduzindo por estudantes que vêem elegantemente expressar seu amor a sua terra natal.

V-Pelotão: Numa demonstração do fortalecimento da Cultura  do Sertão Pernambuco, educadores e educandos da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti, imbuídos do sentimento de amor e reconhecimento pela trajetória artístico cultural do Rei do Baião - Luíz Gonzaga prestam uma homenagem à cultura do grande compositor, cantor/intérprete dos mais belos poemas que retratam no sertão nordestino que diz: " Gostaria  que lembrassem muito de mim, esse sanfoneiro amou muito seu povo, o sertão". Luíz Gonzaga.
VI-Pelotão:  A Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti apresenta em seu desfile alegórico uma homenagem ao Centenário do Rei do Baião - Luíz Gonzaga com a temática " Hora do Adeus", retratada em uma das suas ricas composições que diz o seguinte: " Minha sanfona minha voz e meu baião, este meu chapéu de couro e também o meu gibão, vou juntar tudo dar de presente ao museu, é a Hora do Adeus., de Luíz o Rei do Baião".

 VII-Pelotão:  Carro Alegórico que destacava-se " Hora do Adeus"- homenagem ao fenômeno Luíz Gonzaga que se consagrou cantando a diversidade de ritmos como forró, xaxado, baião. Desta forma, a música " Hora do Adeus" traduz em sua estrofe um reinado de glória, que afirma: "vou juntar tudo e da de presente ao museu,  é a hora do adeus de Luíz Gonzaga", pode-se apreciar o museu que traz elementos relevantes no processo histórico sócio cultural como eixo fundamental para estudos e pesquisas das mais simples a complexidade da lógica científica.





VIII-Pelotão: Estudantes que  conduzem o banner da "Banda Fanfarra Luíz Carlos Ferreira" tocar, dançar elementos artísticos encarados como parte integrante do currículo do conhecer e saber fazer a arte musical, superando desafios, combatendo o preconceito, discriminação e primordialmente fazendo a inserção de valores.

IX-Pelotão: Comissão de Frente- Jovens estudantes, belíssima " Comissão de Frente" que desenvolve através de sons da banda a linguagem da expressão corporal tão desejada e idealizada pela juventude. Ação sublimada no fortalecimento da identidade cultural de um povo que enxerga a educação como eixo principal no desenvolvimento, crescimento e libertação de uma nação.

Apresentamos onze estudantes que fazendo acontecer o protagonismo juvenil da Escola de Referência José Caldas Cavalcanti elegantemente simbolizando o reinado de ouro do mestre o sertão nordestino " Luíz Gonzaga" em seu centenário de nascimento revelando a arte da cultura pernambucana materializada na referência de belas estudantes que expressam a linguagem da coreografia teatralizada com ritmos das mais belas canções da sua majestade Luíz gonzaga ao som da Banda de Fanfarra Luiz Carlos Ferreira a arte de dançar, a importância e valor da descoberta de talentos, competências e habilidades adquiridas em aulas teóricas e práticas. A Escola de Referência José Caldas Cavalcanti conta com a grande parceria da professora Sheyla Maria Lopes da Costa , responsável pela arte coreográfica e criação de figurino dessas belíssimas balisas. Os nossos agradecimentos a Professora Maria Orminda dos Santos Silva que coordena esse trabalho contando com a participação de todas as balisas, outros professores colaboradores, ex-balisas, mães de alunos(as), outros parceiros e da Amiga da Escola Marianne Alves de Souza, que confeccionam todos os adereços que compõe esses figurinos.
Estas belas adolescentes estão vestidas a caráter, tematizando a homenagem ao mestre da sanfona Luíz Gonzaga na "Hora do Adeus" de um reinado de glórias que perpetuará por toda vida nos corações dos amantes da cultura imortal do Rei do Baião- Luiz Gonzaga.

Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO! SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO BLOG.