domingo, 9 de setembro de 2012

DESFILE 07 DE SETEMBRO


I PELOTÃO: Destaca-se na avenida estudantes da Escola de referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti  o escudo que simboliza a riqueza natural: o "algodão" que tão bem foi contextualizado na música do Rei do Baião Luíz Gonzaga " o ouro branco que faz o povo feliz, que tanto enriquece o país, o produto do nosso sertão"


II PELOTÃO: Jovens estudantes que trazem o Banner do Programa de Educação Integral, enaltecendo a sua implantação no município de Cabrobó no ano de 2008.



                     III PELOTÃO: Pelotões de Porta Bandeiras que desfilam com amor, patriotismo e civismo homenageando:
                                * A Nação Brasileira
                                * O Estado de Pernambuco
                                * O Município de Cabrobó
                                * E a Escola de Referência em Ensino Médio José  
                                   Caldas Cavalcanti 


                                

  IV PELOTÃO: Prosseguindo o Desfile mostrando amor, respeito ao momento cívico desfila um pelotão feminino fardado.
 
V PELOTÃO: Seguindo a ordem do Desfile de forma cívica demonstrando amor e respeito à Pátria desfila um pelotão masculino fardado.


VI PELOTÃO: Destaque-se o "Projeto Ambiental- Compromisso de Todos"
                          O foco principal das ações desenvolvidas no espaço escolar é 
                   contruir um novo olhar para cuidar da vida planetária, sabendo tirar da natureza as suas riquezas para o desenvolvimento do município, combatendo os impactos socioambientais, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.
                     Destaca-se três banner alusivos a temática:




VII PELOTÃO: Estudantes que apresentam conhecimento científico e tecnológicos. O projeto mostra a grandiosidade dos fenômenos químicos e a representação dos sólidos geométricos de Platão. Desta forma os professores e professoras coordenam à prática dos estudantes na aquisição de competências e habilidades.


              
           
VIII PELOTÃO: Programa  Ganhe o Mundo- Intercâmbio Internacional
                        O Projeto Ganhe o Mundo do governo do Estado de Pernambuco visa ofertar intercâmbio internacional aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual.







IX PELOTÃO: Projeto Cidadania Também vai de Moto
                                                   O projeto realizado pelos estudantes do 2º ano tem como objetivo desenvolver os valores essenciais à vida plena e a convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o trânsito. É um projeto do Governo do Estado de Pernambuco.







X PELOTÃO: Educação para Valores
 Formando Jovens Éticos, Solidários  e Competentes
                    A Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas cavalcanti tem como objetivo garantir o desenvolvimento de projetos que criem mecanismos da promoção da qualidade na educação, cultura de paz trazendo para o foco da formação do jovem, a justiça, amor, sabedoria, compromisso, respeito entre outros valores que juntos família, escola e sociedade asumam papéis relevantes para construir uma sociedade melhor e possível para todos.








XI PELOTÃO:Projeto Orientação Profissional
                    Duas estudantes consuzindo o banner do projeto que todos os anos trazem para o debate as profissões que estão em evidências nas universidades , desta forma os vestibulandos tem a oportunidade de minimizar suas dúvidas e optar pelo curso da profissão que terão para seguir carreira no mercado de trabalho. Sendo os seguintes palestrantes: Willian Nogueira (Economista), Rodrigo Torres ( Ciências da Computação), Cristiano Gorgonho ( Educação Física), Francielle Barros ( Assistente Social), Terezinha Simões ( Professora), Gilliane Simões ( Ciências Contábeis), Daiane Celly ( Ciências Contábeis), Wlademir Torres ( Engenheiro Agrônomo), Samylla Risoleta ( Biomédica), Dicelma Vieira de Brito( Advogada), Renata Medeiros ( Nutricionista), Maria do Carmo Roriz ( Psicóloga), André Cavalcanti Santos ( Fisioterapeuta), José Lócio de M. Filho ( Engenheiro Civil), José Dilson de Menezes ( Médico Veterinário), Jorge Luiz Cavalcanti ( Odontólogo), Auricélio Torres ( Médico), Tarcísio Pires ( Médico) e Carmem Diana Torres (Enfermagem).
A todos os nossos agradecimentos 








XII PELOTÃO: Vestibulandos 2011 e Feras 2012
                                         A Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti integra-se às Políticas Públicas do Governo do Estado de Pernambuco na melhoria da qualidade da Educação Básica, com  o Programa de Educação Integral, garantindo a elevação dos índices de aprendizagem com o ingresso de 53 estudantes em 2011 e 61 em 2012, totalizando em 114 estudantes nas universidades públicas e privadas.
 
 
XIII - Pelotão:Projeto III Olimpíada Estudantil do Integral - Novos talentos, Novos Atletas.
 O Projeto "III Olimpíada Estudantil do Integral - Novos talentos, Novos Atletas", faz parte das ações de integração da melhoria da qualidade de vida dos jovens estudantes que potencializam toda força do protagonismo na prática esportiva como resposta ao desejo de elevar o nome do Brasil, do estado de Pernambuco, do município de Cabrobó e o destaque da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti, na auto afirmação de um país rico na sua diversidade de modalidades esportivas, jogos e lutas educativas.




XIV - Pelotão: " Ação Protagonista: Cinco Anos de Mídia"
          Durante o período de 2008 a 2012 a escola traz a comunicação escrita: jornais, panfletos e folders para serem distribuídos em praça pública, divulgando as ações sócio educacionais desenvolvidas na escola.







XIV - Pelotão: " Salve Jorge, o Amado " 
               Um  projeto grandioso em homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano, que traz em seu bojo os estudos e pesquisas do Modernismo tendo como foco os clássicos de Jorge Amado , que aborda diferentes práticas de linguagens, onde os estudantes dos 3º anos puderam participar ativamente do processo de construção da história política, religiosa e sócio educacional lendo as seguintes obras:  Gabriela, cravo e canela, Tieta do Agreste, A morte e a morte de Quincas Berro D'água, Dona Flor e seus dois maridos e Capitães da Areia, que atravessaram fronteiras levando o nome do Brasil ao conhecimento literário internacional em diversos idiomas. Desta forma os estudantes construíram conhecimentos, habilidades, aceitação do diferente com tolerância, autodidatismo, capacidade de adaptação, afetividade, tecendo a cidadania ativa e com capacidade de interferir na realidade e transformá-la.  Portanto, pode-se apreciar um pouco do trabalho materializado.










XVI- PELOTÃO: 100% 
         Alunos conduzem banner do pelotão dos professores com as evidências das metas alcançadas  em 2009, 2010 e 2011, todos nós somos 100% em educação e 100% faz a diferença.






XVII PELOTÃO: Novos Talentos do Integral " Grito do Ipiranga"
                            Com imponência e bravura jovens estudantes artistas da escola e o professor de geografia Eduardo Feijó e Rafaella Brito contextualizam dramatizando o Hino da Independência honrando as palavras proferidas por D. pedro I quando com muita coragem deu grito de liberdade dizendo: "Independência ou Morte"






XVII - PELOTÃO: BALISAS E BANDA MARCIAL- FANFARRA: Luiz Carlos Ferreira
A escola tem como filosofia a formção do jovem na sua integralidade, sendo ético, solidário e competente, desta forma a escola é o espaço de construção do conhecimento e produção de cultura. Nesta perspectiva a aquisição de instrumentos musicais para a implementação da Banda de Fanfarra Luiz Carlos Ferreira de Oliveira é a meta  de grande relevância por ser a apropriação de novos saberes e a prática de arte musical e esportiva, elementos essenciais para que os jovens estudantes ciem o hábito da pontualidade e assiduidade, buscando como critério para as práticas esportivas a eficácia e eficiência nos indicadores dos resultados propostos nos quatro pilares da educação.

Há também as balisas que vêm à frente da banda, dando um toque de sutileza e sensualidade, atenuando a seriedade presente na fisionomia dos jovens que compoê este conjunto.

A Banda Luís Carlos Ferreira foi criada oficialmente em 1988, sendo patrimônio  tombado da Escola de Referência em ensino Médio José Caldas Cavalcanti; atualmente conta com um quantitativo de trinta e cinco (35) componentes. Os mesmos são estudantes da escola, de forma que os ensaios e apresentações ocorrem durante todo ano letivo por  ocasiões de datas marcantes como dia da pátria , aniversário do município  e outros momentos educativos, festivos e intercâmbio com outros municípios da região. Sob a regência do maestro Rafael Necessian Lima, dos músicos Rodrigo Gomes de Sá e Wendson Rodrigo de Andrade










Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO! SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO BLOG.