Histórico da Escola
A Escola José Caldas Cavalcanti é reconhecida na comunidade e região,
por ter sido a primeira Escola de Ensino Fundamental no município, como
também, pelo compromisso, dedicação e zelo à educação de qualidade.
Fundada em 31/01/1957, recebeu o nome do saudoso prefeito e grande líder
político José Caldas Cavalcanti: homem público que dedicou toda sua
vida ao desenvolvimento e melhoria do povo cabroboense.
Fica
localizada no município de Cabrobó, margeado pelo Rio São Francisco,
cuja renda econômica é agropecuária, onde a sua intensidade concentra-se
no plantio de arroz, cebola e criação de caprinos. Hoje, Escola de
Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti, criada pelo Decreto
nº. 20.991 de 22/10/1998, D.O.E. de 23/10/1998, Portaria nº. 8.165 de
05/10/2009, D.O. de 06/10/2009, com Cadastro Escolar E 651.031, CNPJ nº.
10.572.071/0602-80, localiza-se à Avenida 11 de Setembro, nº. 647,
Centro, fones (87) 3875 3932 e (87) 3875 3933, CEP 56180-000, município
de Cabrobó – PE. Funciona em regime semi integral e integral nos
seguintes horários: manhã das 7h:30min às 12h e Tarde das 13h às
17h30min, sendo este estabelecimento de ensino mantido pelo Governo de
Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, sob a gerência
do Programa de Educação Integral e Secretaria Executiva de Educação
Profissional.
A estrutura física da Escola está adequada
ao padrão que dispõe o patrimônio arquitetônico da rede pública
Estadual de Ensino, com uma área de 11.592m2, sendo 1.890m2 de área
construída com: auditório climatizado com sistema de som e multimídia,
cadeiras estofadas com capacidade para duzentas pessoas; biblioteca com
ambiente climatizado e informatizado, dando um suporte fundamental com
material bibliográfico de conhecimentos teóricos para ampliar novos
conhecimentos científicos para estudantes, professores e comunidade
escolar; quadra poliesportiva coberta para as práticas esportivas e
lúdicas; dezesseis salas de aula arejadas, com quadros brancos para uso
de pincel, evitando o giz que tanto prejudica a saúde dos professores e
estudantes; duas salas de multimídia; um laboratório de Biologia e
Química; um laboratório de Matemática e Física - ambos com boa estrutura
e equipamentos modernos para as aulas práticas; um laboratório de
informática climatizado e equipado com dezesseis computadores, uma
secretaria em condições adequadas ao desenvolvimento e operacionalização
da escrituração dos registros da escola e também atendimento à
comunidade escolar e usuários; sala de tecnologia para atendimento aos
professores com equipamentos tecnológicos e produção de material
didático pedagógico; sala de professores climatizada com armários
individuais e equipamentos tecnológicos; sala de diretoria; sala de
coordenação pedagógica; sala de estudo e pesquisa destinada ao
professor; copa e cozinha bem estruturada; área livre e arborizada,
adequando ao manejo e uso de forma cuidadosa para atividades extraclasse
e aulas experimentais ao ar livre, quando trabalhando o meio ambiente e
os cuidados de preservação face aos impactos socioambientais causados
pela ação do homem à natureza. A maior parte dos estudantes é advinda do
município de Cabrobó (centro da cidade, periferia, meio rural, e
comunidades dos Povos Tradicionais, etnia Truká e Quilombolas. Estes,
recentemente reconhecidos pela Fundação Palmares). Assentados do MST
(movimento Sem Terra), reassentados (recentemente com o Projeto de
Integração de Bacias do Rio São Francisco com o Nordeste Setentrional). A
escola também recebe estudantes de cidades circunvizinhas e do Estado
da Bahia, cujas famílias são de baixa renda, trabalhadores assalariados,
agricultores e desempregados que não fogem à regra dos que procuram os
serviços ofertados pelo Estado. Atualmente, com a implantação de Escola
de Referência em Ensino Médio, em regime semi integral e integral, conta
com a Inclusão Social da escola pública de qualidade, o que tem
significativamente, elevado os indicadores de acesso e ingresso de
estudantes às universidades da região.
A Escola tem por
finalidade, expor de forma clara e objetiva, o caminho a ser seguido por
sua comunidade, considerando que o contexto atual exige de todos os
seus membros, uma postura de muita coerência e ética, porque é
necessário e urgente, práticas que gerem de fato uma revolução no
comportamento das pessoas, onde a esperança, a fé, o amor e a
solidariedade sejam visíveis nas relações interpessoais como dizia Paulo
Freire: “O amor é necessário em todos os nossos atos”. Assim, sua
proposta pedagógica atrelar-se-á à política do desenvolvimento humano
sustentável, investindo num processo capaz de integrar produtividade,
autonomia nas decisões, flexibilidade e cooperação nas relações sociais e
estratégias educacionais voltadas ao protagonismo juvenil.
O trabalho compromete-se em propiciar um espaço de reflexão, discussão
de ações educativas, culturais e esportivas, voltado para o crescimento
integral do jovem, buscando formar cidadãos conscientes, responsáveis
capazes de exercerem sua cidadania na totalidade.
Os
educadores são qualificados para atuarem nas suas áreas de
conhecimentos, sendo 95% desses, com curso de especialização na
disciplina que lecionam o que contribui para resultados satisfatórios,
uma vez que são profissionais comprometidos com a qualidade da escola
pública e que mostram dedicação, competência e habilidade no uso das
novas tecnologias e espírito de trabalho coletivo, proativo e
resiliente.
A Escola como espaço de construção de
conhecimentos científicos, produção de culturas, convivência ética e
consciência ambiental, sente-se na obrigatoriedade de ampliar condições
favoráveis na perspectiva de incluir todos os atores do processo
educacional para debruçarem-se na conquista de um trabalho desafiador,
comprometido, responsável e participativo, almejando o prêmio Gestão
Escolar a partir das evidências do trabalho desenvolvido no ano letivo
de 2010, na Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti
no município de Cabrobó no Estado de Pernambuco.
Acredita-se que almejar a conquista do Prêmio Gestão Escolar, seja a
grande aspiração da classe que ao longo dos anos, investiu todos os
esforços na luta aguerrida para elevar os índices de aprendizagem dos
estudantes e combater a reprovação e a evasão escolar, mantendo o
compromisso de adequar proposta curricular, Projeto Político Pedagógico e
Regimento Escolar, às particularidades da comunidade, sem deixar de
garantir a obrigatoriedade da base legal que rege, em primeira ordem, a
CF/88, os pareceres nacionais, LDB e as Instruções Normativas da
Secretária de Educação do Estado de Pernambuco.
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