Histórico da Escola


Histórico da Escola

          A Escola José Caldas Cavalcanti é reconhecida na comunidade e região, por ter sido a primeira Escola de Ensino Fundamental no município, como também, pelo compromisso, dedicação e zelo à educação de qualidade. Fundada em 31/01/1957, recebeu o nome do saudoso prefeito e grande líder político José Caldas Cavalcanti: homem público que dedicou toda sua vida ao desenvolvimento e melhoria do povo cabroboense.
Fica localizada no município de Cabrobó, margeado pelo Rio São Francisco, cuja renda econômica é agropecuária, onde a sua intensidade concentra-se no plantio de arroz, cebola e criação de caprinos. Hoje, Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti, criada pelo Decreto nº. 20.991 de 22/10/1998, D.O.E. de 23/10/1998, Portaria nº. 8.165 de 05/10/2009, D.O. de 06/10/2009, com Cadastro Escolar E 651.031, CNPJ nº. 10.572.071/0602-80, localiza-se à Avenida 11 de Setembro, nº. 647, Centro, fones (87) 3875 3932 e (87) 3875 3933, CEP 56180-000, município de Cabrobó – PE. Funciona em regime semi integral e integral nos seguintes horários: manhã das 7h:30min às 12h e Tarde das 13h às 17h30min, sendo este estabelecimento de ensino mantido pelo Governo de Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, sob a gerência do Programa de Educação Integral e Secretaria Executiva de Educação Profissional.
          A estrutura física da Escola está adequada ao padrão que dispõe o patrimônio arquitetônico da rede pública Estadual de Ensino, com uma área de 11.592m2, sendo 1.890m2 de área construída com: auditório climatizado com sistema de som e multimídia, cadeiras estofadas com capacidade para duzentas pessoas; biblioteca com ambiente climatizado e informatizado, dando um suporte fundamental com material bibliográfico de conhecimentos teóricos para ampliar novos conhecimentos científicos para estudantes, professores e comunidade escolar; quadra poliesportiva coberta para as práticas esportivas e lúdicas; dezesseis salas de aula arejadas, com quadros brancos para uso de pincel, evitando o giz que tanto prejudica a saúde dos professores e estudantes; duas salas de multimídia; um laboratório de Biologia e Química; um laboratório de Matemática e Física - ambos com boa estrutura e equipamentos modernos para as aulas práticas; um laboratório de informática climatizado e equipado com dezesseis computadores, uma secretaria em condições adequadas ao desenvolvimento e operacionalização da escrituração dos registros da escola e também atendimento à comunidade escolar e usuários; sala de tecnologia para atendimento aos professores com equipamentos tecnológicos e produção de material didático pedagógico; sala de professores climatizada com armários individuais e equipamentos tecnológicos; sala de diretoria; sala de coordenação pedagógica; sala de estudo e pesquisa destinada ao professor;  copa e cozinha bem estruturada; área livre e arborizada, adequando ao manejo e uso de forma cuidadosa para atividades extraclasse e aulas experimentais ao ar livre, quando trabalhando o meio ambiente e os cuidados de preservação face aos impactos socioambientais causados pela ação do homem à natureza. A maior parte dos estudantes é advinda do município de Cabrobó (centro da cidade, periferia, meio rural, e comunidades dos Povos Tradicionais, etnia Truká e Quilombolas. Estes, recentemente reconhecidos pela Fundação Palmares). Assentados do MST (movimento Sem Terra), reassentados (recentemente com o Projeto de Integração de Bacias do Rio São Francisco com o Nordeste Setentrional). A escola também recebe estudantes de cidades circunvizinhas e do Estado da Bahia, cujas famílias são de baixa renda, trabalhadores assalariados, agricultores e desempregados que não fogem à regra dos que procuram os serviços ofertados pelo Estado. Atualmente, com a implantação de Escola de Referência em Ensino Médio, em regime semi integral e integral, conta com a Inclusão Social da escola pública de qualidade, o que tem significativamente, elevado os indicadores de acesso e ingresso de estudantes às universidades da região.
       A Escola tem por finalidade, expor de forma clara e objetiva, o caminho a ser seguido por sua comunidade, considerando que o contexto atual exige de todos os seus membros, uma postura de muita coerência e ética, porque é necessário e urgente, práticas que gerem de fato uma revolução no comportamento das pessoas, onde a esperança, a fé, o amor e a solidariedade sejam visíveis nas relações interpessoais como dizia Paulo Freire: “O amor é necessário em todos os nossos atos”. Assim, sua proposta pedagógica atrelar-se-á à política do desenvolvimento humano sustentável, investindo num processo capaz de integrar produtividade, autonomia nas decisões, flexibilidade e cooperação nas relações sociais e estratégias educacionais voltadas ao protagonismo juvenil.   
       O trabalho compromete-se em propiciar um espaço de reflexão, discussão de ações educativas, culturais e esportivas, voltado para o crescimento integral do jovem, buscando formar cidadãos conscientes, responsáveis capazes de exercerem sua cidadania na totalidade.
       Os educadores são qualificados para atuarem nas suas áreas de conhecimentos, sendo 95% desses, com curso de especialização na disciplina que lecionam o que contribui para resultados satisfatórios, uma vez que são profissionais comprometidos com a qualidade da escola pública e que mostram dedicação, competência e habilidade no uso das novas tecnologias e espírito de trabalho coletivo, proativo e resiliente.
        A Escola como espaço de construção de conhecimentos científicos, produção de culturas, convivência ética e consciência ambiental, sente-se na obrigatoriedade de ampliar condições favoráveis na perspectiva de incluir todos os atores do processo educacional para debruçarem-se na conquista de um trabalho desafiador, comprometido, responsável e participativo, almejando o prêmio Gestão Escolar a partir das evidências do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2010, na Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti no município de Cabrobó no Estado de Pernambuco.
         Acredita-se que almejar a conquista do Prêmio Gestão Escolar, seja a grande aspiração da classe que ao longo dos anos, investiu todos os esforços na luta aguerrida para elevar os índices de aprendizagem dos estudantes e combater a reprovação e a evasão escolar, mantendo o compromisso de adequar proposta curricular, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, às particularidades da comunidade, sem deixar de garantir a obrigatoriedade da base legal que rege, em primeira ordem, a CF/88, os pareceres nacionais, LDB e as Instruções Normativas da Secretária de Educação do Estado de Pernambuco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO! SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO BLOG.